segunda-feira

Desconstruindo os contos de fada


Não que Shrek seja feminista, afinal ainda temos uma princesa que foi salva por seu "cavaleiro", acontece que ela também o salva de seus medos e de sua solidão.
Além disso, Fiona não é uma princesa submissa, sem voz e sem opinião. É decidida, briga com seus pais por serem contra seu casamento, briga com o Shrek, luta com ladrões, defende sua família.


Por vezes ela é irônica e também tem senso de humor. Além disso ela come de tudo e depois arrota, coisa rara de se ver. Porém, quando ao por-do-sol ela vira uma ogra, se acha feia por causa da maldição. 
Mas a diferença é mesmo no final. Ela não tem um final feliz com seu corpo perfeito e sim como uma ogra.
Embora termine casada, sabemos que foi uma história que rompeu certos padrões.


Valente foi ainda mais longe. Com seus cabelos "rebeldes", Merida prefere cavalgar, praticar arco e flecha ao invés de se tornar uma princesinha obediente. Ela tem personalidade forte, não gosta de andar arrumadinha e nem de se comportar como uma princesa. Aliás, o que significa se comportar como uma princesa mesmo?
O problema é que mostram uma mãe bem machista, enquanto o pai está sempre apoiando as "coisas de menino" que Merida teima em reproduzir.
Ela porém não se casa, salva sua mãe e termina como quer, sendo livre com seu cavalo e com seu arco.


Temos mais princesas que também deixaram seu machismo um pouco de lado, como a Mulan, a Bela e a Pocahontas. Mas essas ainda buscaram o amor da sua vida, como se ficar solteira fosse a pior coisa do mundo. 
Esse tipo de comportamento reforça o medo que as mulheres tem de "ficar pra titia" e também faz com que procurem um príncipe perfeito que a salve de alguma forma.



Ainda espero uma princesa, aliás, melhor acabar também com esse título, espero ainda uma personagem guerreira, independente e que tenha pais que sejam assim também. Ainda espero super heroínas menos erotizadas e com mais poder. Ainda espero que mulher não seja sinônimo de sensualidade, feminilidade e delicadeza. Ainda espero que ao olhar pra uma mulher, o que se busque primeiro seja suas qualidades intelectuais e não físicas.



Heroínas e princesas sensuais. E se invertêssemos os papéis?




"Ué, por que essa pose que valoriza a bunda é ridícula pro Thor e pro Homem de Ferro, mas não pra uma superheroína? Por acaso homens não têm bunda? Tenho certeza que alguém no mundo deve achar bunda de homem bonita.
A Mulher Maravilha é linda, divina, uma amazona (ao lado, o que aconteceria se o Superhomem tivesse que ser sexy como a Mulher Maravilha). E muito se fala do seu uniforme (um bustiê tomara-que-caia não parece ser a roupa mais apropriada pra quem precisa mexer muito os braços, pular, socar). Pouco, porém, fala-se da sua pose." - Escreva Lola Escreva

2 comentários:

  1. Que post ótimo, sabe que Valente é um dos meus filmes preferidos, justamente por ter quebrado essa de princessinha submissa e indefesa. Adorei

    ResponderExcluir
  2. adorei o post! Eu adoro princesas bem femininas, mas também curto quando elas são decididas e independentes. Sou a favor da liberdade em primeiro lugar, a liberdade de uma personagem/mulher real ser como bem entender.
    beijo grande!

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir

Deixe abaixo de seu comentário o endereço do seu blog para que eu possa retribuir a visita :D